39 nomes são convocados pela Rússia para a seleção de vôlei


Material cedido
No dia 19 de fevereiro de 2025, o voleibol da Rússia faz sua primeira convocação de atletas para treinamentos oficiais. No naipe feminino, 39 jogadoras foram anunciadas para treinamento e disputarão entre si quem ficará na lista definitiva. O destaque fica para as grandes estrelas Arina Fedorovtseva, jovem de 21 anos, 1,95 de altura; e Nataliya Goncharova, experiente atleta de 35 anos, 1,96, que defende a seleção russa há mais de uma década. As ausências mais sentidas pelo grande público foi da jovem de 24 anos e 2 metros de altura, Marina Markova, e de Sofya Kuznetsova, jogadora de 25 anos, 1,82 de altura e que está há 2 temporadas no voleibol brasileiro.
Além destas estrelas, outros nomes conhecidos do grande público são: as opostas Vita Akimova e Anna Lazareva; as ponteiras Irina Voronkova, Tatiana Kadochkina-Tolok e Kseniia Parubets; as centrais Irina Fetisova e Irina Koroleva e a libero Anna Podkopaeva.
A possível explicação do corte da gigante de 2 metros de altura, seria a ida da mesma para a liga da Indonésia, que acontece no mesmo período dos treinamentos da seleção. Já para Kuznetsova, não existe ainda uma explicação detalhada.
A federação russa corre contra o tempo para encontrar um novo treinador para comandar os treinos em julho e setembro deste ano. Isso ocorre pelo fato de que Zoran Terzic, antigo técnico, deixou o comando da seleção.
Hoje, desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, todos os atletas da seleção feminina e masculina estão proibidos de competir a nível internacional.
O país vive um dilema no esporte desde o ano de 2016, devido ao fato de diversos atletas terem testado positivo no exame anti-doping. Isso fez com que os profissionais que passaram no exame, fossem obrigados a competir com uma bandeira neutra.