Conheça a história de Grazi, uma baiana apaixonada em cabelos crespos

Conteúdo patrocinado | 26/10/2024 19h17

Material cedido

Grazi Souza, uma baiana que vive em Brasília há mais de 40 anos, transformou sua paixão por cabelos crespos e cacheados em uma missão de vida. A história de Grazi começou aos 16 anos, motivada por uma experiência pessoal com o próprio cabelo. Nascida em uma família de cinco filhos, sendo a única com cabelos crespos, ela enfrentou dificuldades desde cedo. Sua mãe, sem saber como lidar com o tipo de cabelo da filha, levava-a a barbearias, onde seus fios eram cortados bem curtos.

Aos 12 anos, após mais uma ida à barbearia, Grazi sentiu uma mistura de raiva e indignação por não poder manter o cabelo longo como sempre sonhava. Esse momento marcou o início de sua busca por entender e cuidar dos próprios fios. Determinada a nunca mais cortar o cabelo tão curto, começou a estudar, a prestar atenção nos cuidados capilares, e a aprender, na prática, como tratar seus cachos.

Embora tenha passado por diversas tentativas de alisamento e outros tratamentos que não a satisfizeram completamente. Foi nesse processo de autoconhecimento que nasceu o desejo de se tornar cabeleireira e de empoderar outras pessoas com cabelos crespos e cacheados. "Na época, era muito difícil encontrar profissionais que entendessem o que hoje eu faço", relembra.

Grazi se dedicou a cursos e à prática, primeiro em si mesma, para entender as necessidades e dores das pessoas com cabelos crespos. Com o tempo, tornou-se especialista na área, criando o “Quem tem cachos é rainha”, um salão dedicado a mostrar que o cabelo crespo e cacheado é uma forma de liberdade e empoderamento.

Hoje, Grazi se orgulha de ter ajudado inúmeras pessoas a se reconectarem com sua identidade capilar. Ela destaca que 51% da população brasileira tem cabelos crespos, e reforça a importância da liberdade de escolha "As mulheres negras podem ter o cabelo que quiserem, liso, cacheado ou um belo black power. O importante é serem quem elas desejam ser".

Grazi encerra sua trajetória de forma inspiradora, ressaltando seu compromisso em trazer luz e confiança para milhares de pessoas, ajudando-as a reconhecer a beleza e o poder de seus cabelos crespos e cacheados.