Conheça a história de João Lourenço, cria do Fluminense

Por Cleilson Donato | 23/01/2025 16h46

Material cedido

Nascido na Paraíba do Sul (RJ), João Pedro Silvério Lourenço, ou João Lourenço como é popularmente conhecido, já teve passagens por diversas escolinhas, dentro elas o Riachuelo e em seguida foi para o futsal, onde treinou no Ciep.

Reprodução

Mesmo jogando na rua ou na quadra próxima a sua casa, João começou a jogar bola com o incentivo da sua avó Denise. Perdeu o pai com apenas três anos e desde então mora com os seus irmão, sua avó e o marido dela.

João chegou em uma época no qual Denise estava com depressão e desde então o garoto se tornou uma “motivação” na sua vida. De costume, ela sempre o pediu para não desistir dos seus sonhos e seguir com a cabeça erguida.

Reprodução

Com apenas 9 anos, foi chamado para fazer testes pelo Fluminense, e acreditem se quiser, a oportunidade veio logo após um amistoso contra o seu atual time. De lá para cá, João foi criando sua própria trajetória espetacular dentro do clube carioca.

“É um sentimento incrível, me sinto muito feliz e honrado de vestir a camisa do Fluminense, clube que me deu oportunidade, aos nove anos, de fazer o que amo. Obviamente, tenho muito carinho, admiração e amor pelo clube. Já vivenciei muitos jogos de arquibancada, títulos e aprendi o que é ser tricolor".

Reprodução

João fez sua estreia pelo profissional em janeiro de 2023, contra o Boavista, pelo cariocão.

“Foi incrível, passa um filme na cabeça de tudo o que vivemos no futebol, todos os momentos bons e ruins. Está lá no Maracanã, com a camisa do Fluminense, ouvindo a torcida gritar e sentindo o apoio ao time, é maravilhoso", conta João em entrevista exclusiva à tv news esportes.

Reprodução

Memórias dentro do clube

“A memória que mais me vem à cabeça é meu primeiro gol com a camisa do Fluminense, em um campeonato Sub-9 ou Sub-10. É minha primeira emoção mais forte pelo clube”.

Reprodução

Destaque na copinha

João foi considerado uma das principais promessas do time na copinha 2025, torneio realizado todo início de ano. O atleta de 19 anos marcou dois gols que garantiram a vitória do time na estreia da competição, no dia 03/01. Essa foi a terceira passagem do “jovem xerife” na principal competição de base do mundo.

“Me sinto muito feliz com meus dois gols e a vitória na estreia. Queria que todo menino que joga futebol pudesse ter a sensação de marcar em um campeonato tão especial. A Copinha é incrível e muito importante, tem aquele charme, algo a mais. Estou muito contente de ter disputado minha terceira e tendo o sonho de conquistá-la"

Reprodução

Temporada 2025

“A temporada começou muito bem. Tanto para mim quanto para o time, já que estreamos ganhando. A curto prazo, esperávamos ganhar a Copinha, também quero me superar em gols e assistências, e jogar no meu mais alto nível para ajudar a equipe a ganhar os campeonatos que estaremos na disputa”.

Reprodução

Tempo de contrato

Atualmente no sub-20, João Lourenço assinou seu primeiro contrato profissional em 2021, enquanto em 2023 renovou até o fim de 2026, com multa de pelo menos 50 milhões de euros.

Joia do fluzão

“Eu sei do fardo que carregamos sendo Moleques de Xerém, mas tentamos deixar nossa cabeça bem e estável para que não nos abale nem tira o nosso foco, que é manter o Fluminense no topo”, finaliza João.