Conheça a história de Thiago Machado, grande exemplo da educação de Luziânia


Material cedido
Tiago Ribeiro Machado nasceu em 17 de agosto de 1987, na cidade de Cristalina, Goiás. Filho de Lúcia Machado, ele foi levado para Luziânia ainda recém-nascido. Não reconhecido pelo pai, foi adotado pela faxineira do hospital, Antônia da Conceição, carinhosamente conhecida como "Dona Tonha". Mãe solteira de seis filhos, Antônia, uma mulher nordestina analfabeta, acolheu Tiago com carinho e amor, garantindo que ele e todos os seus filhos tivessem acesso à educação, apesar das dificuldades financeiras.
Aos 12 anos, Tiago iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, lutando pelos direitos de alunos e professores. Aos 16 anos, ingressou no seminário em Goiânia com o objetivo de se tornar padre, mas aos 18 anos, deixou o seminário para voltar a Luziânia e cuidar da mãe adotiva, que estava doente. No mesmo ano, se tornou professor e começou a lecionar no Colégio Antônio Valdir Roriz (AVR).
Em 2009, Tiago ingressou no PSB, retomando sua carreira política com foco na luta pela educação. Ele viajou pelo Brasil palestrando para jovens e ocupou diversos cargos de liderança, incluindo diretor da Biblioteca Pública de Luziânia em 2016, Presidente da Juventude do PSB-Goiás de 2015 a 2019, e Secretário de Planejamento e Finanças da Executiva Nacional do segmento da JSB em 2020. Além de professor, Tiago é formado em direito se tornou advogado e também tornou-se escritor e pensador, e é membro vitalício da Academia de Letras e Artes do Planalto Central, onde ocupa a cadeira n° 40 e é o atual presidente.
Neste ano de 2024, Tiago filiou se ao partido Republicanos e é pré candidato a vereador por Luziânia, com 856 votos em 2020 foi eleito vereador e em 2021 assumiu a Secretária Municipal de Educação de Luziânia, cargo que aceitou e onde se destacou pelo trabalho responsável e dedicado. Sempre disposto a servir à população, Tiago continua a ser um exemplo de superação e compromisso com a comunidade no atual mandato de vereador.