Conheça Flávia, experiente em beleza


Material cedido
Flávia Viveiros começou na profissão aos 15 anos, seu pai é barbeiro e desde nova sempre a incentivou a fazer um curso de cabeleireira. Na época, através do senac, se formou e logo em seguida conseguiu um salão de um amigo do seu pai para fazer um estágio.
Foi lá que teve as suas primeiras experiências com clientes reais, aprendeu a lavar, hidratar cabelos e preparar para o atendimento com o profissional. Esse amigo não tinha condições de pagar, então a indicou outro salão para prestar serviços.
Trabalhou com ele por pouco tempo, já que logo em seguida seu pai comprou um pequeno salão e foi então trabalhar com ele, onde atendia na parte de cima. O espaço tinha apenas uma cadeira, uma bancada de madeira, um lavatório e uma pequena janela.
“Nesse lugar eu conquistei minhas primeiras clientes, meu corte de cabelo custava 8 reais, 15 reais com escova, aplicava coloração por 10 reais, sobrancelha 3 reais e nas mechas eu cobrava 30 reais na touca, como eu não sabia fazer no papel ainda. Foi um período bastante difícil, por conta da minha pouca idade muitas clientes não tinham confiança em fazer cabelo comigo, meu pai sempre insistia e as vezes até me passava uns clientes masculinos para eu cortar e ir adquirindo experiência. Aos poucos fui fazendo cursos, e me especializei em maquiagem e penteados e por muito tempo eu trabalhei com noivas, madrinhas e debutantes”, conta.
Sua primeira palestra na vida foi sobre maquiagem. Investiu bastante em cursos e achava que essa era sua paixão, então procurou se especializar com os melhores, dentre eles Michele parente, dressa Ferreira, Fernando torquato, adno Moreira, Sônia Lopes e Paulo persil.
Dentre os cursos que fez na sua carreira, estão o de visagismo com Phillip halowel, e psico estética com Patrícia Alencar, esses cursos foram fundamentais para Flávia se tornar a profissional que é hoje, onde eu consegue entender o desejo da sua cliente e criar uma imagem que a ajude tanto fisicamente, quanto psicologicamente.
“Continuei me especializando, dessa vez em cortes na Argentina, quando viajei com um grupo de amigas e foi uma experiência incrível. Fiz colorimetria e cortes com magno Alves, mechas com Romeu Felipe, Rafael bertolucci, Rud Werner, Mário Henrique, Claiton dias, Douglas Britto mais foi quando fiz o curso da Nayara Bezerra que me apaixonei de verdade pelo mundo das mechas. Aprendi técnicas que elevaram meu nível e tornaram meu trabalho mais perfeito. Foi exatamente assim que descobri que eu precisava ter uma auxiliar, uma pessoa que me ajudasse nos atendimentos, como a demanda era maior de clientes. A procura de clientes querendo fazer mechas comigo era muita e o nosso salão vivia lotado o que por várias vezes nos fez mudar de endereço e buscar lojas maiores para acomodar todo mundo, além de mim tinha meu pai que sempre foi um barbeiro de sucesso e os outros profissionais que trabalhavam com a gente”.
Foi ai que Flávia sentiu a necessidade de ter um espaço com a sua identidade e resolveu montar um salão sozinha, sem seu pai desta vez.
Fazem 5 anos que existe o local, o mesmo que sobreviveu a pandemia e duas enchentes que afetaram muito sua cidade.
“No ano passado assumi a distribuição de da Nb profissional em duas regiões do Rio de Janeiro e me formei a educadora, desde então, tenho ministrado cursos e workshops e tenho ajudado outros profissionais a se especializarem no mundo das mechas e alavancar suas carreiras. Tenho 26 anos de profissão e esse ano eu decidi não fazer mais penteados e maquiagem e tenho me dedicado apenas aos cursos e aos trabalhos de mechas no meu salão. Esse ano organizei um dos maiores cursos do Rio de Janeiro no Pão de Açúcar ao lado de Nayara Bezerra e Diego Kunh. Tenho certeza que minha história não fica por aqui, todos os dias tenho escrito novas páginas e me dedicado para ser cada vez melhor no que eu faço”, finaliza.