Distrito Federal enfrenta alerta de tempestade após 167 dias de seca

Por Hudson Planet | 08/10/2024 20H17

Foto: EBC

Após 167 dias de seca no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de tempestade nesta terça-feira (8/10). O aviso, que é de nível dois em uma escala de três, aponta para a possibilidade de tempestades localizadas com rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda de granizo. O alerta está válido até as 12h de quarta-feira (9/10), podendo ser prorrogado conforme a situação.

A orientação do Inmet para a população é clara: em casos de tempestade, é importante buscar abrigo para evitar riscos. Além disso, há a possibilidade de raios, cortes de energia elétrica, danos em plantações e alagamentos. Quedas de galhos de árvores também estão entre as preocupações destacadas pelo instituto.

As chuvas retornaram na segunda-feira (7/10), trazendo alívio após o maior período de estiagem já registrado na capital, desde 1963. Apesar da chegada das precipitações, o calor ainda persiste, com previsão de mais chuvas ao longo da semana. A mudança climática é resultado do aumento da umidade transportada pelos ventos, mas o clima abafado e quente deve continuar pelos próximos dias.

A população, que já comemora o retorno das chuvas, também enfrenta os transtornos que elas causaram em várias regiões do DF, devido à longa seca que impactou a infraestrutura local.