Distrito Federal passa a ter onda fria nesta semana, diz defesa civil

Por Alessandra Pereira | 13/08/2024 13h17

Reprodução

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio que percorre o continente sul-americano está afetando a região Centro-Oeste. Na última sexta-feira, por meio de SMS, a defesa civil alertou a população sobre a baixa temperatura nesta segunda, o que de fato aconteceu.

O Inmet informou que a chegada do ar frio e seco pode resultar na formação gradual de geada em áreas específicas do Centro-Oeste. Os moradores de Brasília já sentiram a queda nas temperaturas desde o último domingo (11/8), quando a massa de ar frio causou um resfriamento na capital federal. Este é o primeiro evento de frio do ano a impactar todos os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Nas mensagens enviadas por SMS, a Defesa Civil aconselha a população: "Alerta de onda frio em todo o DF. Beba água, cuide da hidratação de sua pele, se mantenha agasalhado e aquecido. Em caso de risco, ligue 199".

Na manhã desta segunda-feira, a temperatura mínima registrada foi de 8°C na região do Gama. Apesar do frio matinal, as temperaturas subiram durante a tarde, alcançando 31°C.

A semana começou com um alerta laranja para baixa umidade, que pode atingir níveis de até 15%. Nesta segunda-feira, a umidade relativa do ar variou entre 85% e 15%, conforme dados do Inmet. Diante das condições climáticas extremamente secas, é recomendado que a população aumente a ingestão de líquidos e evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, entre 10h e 16h.

Ainda de acordo com um meteorologista, a previsão é que o frio vai até o fim desta terça-feira, o que não deve continuar nos próximos dias.