Paris 2024: Brasil conquista primeiras medalhas com o judô

Por Matheus Gabriel | 30/07/2024 07h14

Foto: Wander Roberto/COB

Seguindo a tradição de sempre conquistar medalhas em olimpíadas, o judô brasileiro conquistou duas no domingo (28), com Larissa Pimenta e Willian Lima. Mas, na segunda-feira (29), terceiro dia de judô nos jogos, nossos atletas não tiveram o mesmo sucesso.

Willian Lima: Primeiro Medalhista Brasileiro na Olimpíada.

Após passar em branco no primeiro dia de olimpíada, a primeira medalha do Brasil nos Jogos veio do judô com Willian Lima. O atleta conquistou a medalha de prata após vencer quatro lutas e parar na final para o japonês Hifumi Abe.

Willian, que luta na categoria meio leve (-66 kg), não estava entre os favoritos, mas era cotado para ser uma das surpresas do pódio. Suas lutas foram marcadas por muita garra e raça, características de sempre entregar tudo no tatame. Superando alguns dos candidatos ao pódio, Willian também precisou superar uma lesão no ombro, que inclusive terá que operar após os Jogos. Na final, não conseguiu vencer o maior favorito ao ouro, Hifumi Abe. O judoca japonês era o atual campeão olímpico e quatro vezes campeão mundial.

Larissa Pimenta: Conquista do Bronze

Uma das remanescentes da olimpíada anterior, Larissa Pimenta, conquistou a medalha de bronze. Competindo na categoria meio leve (-52 kg), Larissa venceu três atletas favoritas ao pódio. Passou pela britânica Chelsie Giles, medalha de bronze em Tóquio 2020, pela alemã Mascha Ballhaus, que foi bronze no último mundial, e, por último, pela lenda italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica. A atleta mostrou muita raça e um grande preparo físico, pois fez quatro lutas consecutivas com golden score, somando quase meia hora de lutas.

Terceiro Dia de Judô: brasileiros não conquistam Medalhas.

O terceiro dia olímpico começou com muitas expectativas de medalha com o judô. Lutaram os atletas Daniel Cargnin, medalhista de bronze em Tóquio 2020, e Rafaela Silva, campeã olímpica na Rio 2016. Os resultados não foram os esperados, e nenhum dos dois subiram no pódio.

Daniel Cargnin: Derrota nas Oitavas de Final

Daniel Cargnin enfrentou um difícil adversário logo na primeira luta, o kosovar Gjakova, que já havia vencido o brasileiro em outra oportunidade. Daniel caiu duas vezes de wazari, contabilizando um ippon para o adversário. Como a eliminação foi antes das quartas de final, Daniel não pôde lutar a repescagem e disputar medalhas.

Rafaela Silva: Eliminação na Disputa pelo Bronze.

A judoca Rafaela Silva era considerada uma das favoritas ao ouro e começou como cabeça de chave. Ganhou seus primeiros confrontos lutando com muita intensidade e agressividade, mas parou na semifinal para sua principal carrasca, a sul-coreana Mimi Huh. Rafaela havia perdido todas as quatro lutas anteriores contra a atleta da Coreia do Sul. A luta foi muito equilibrada e só foi definida com uma finalização no chão pela coreana.

Após a derrota, a brasileira foi para a disputa da medalha de bronze contra a japonesa Haruka Funakubo. Foi um duelo equilibrado e muito disputado, mas Rafaela acabou sendo desclassificada ao projetar a cabeça ao tatame enquanto realizava uma técnica, finalizando então sua participação nos Jogos Olímpicos com o quinto lugar.