Paris 2024: Brasil estreia sem medalhas no Judô

Michel Augusto e Natasha Ferreira, atletas da categoria ligeiro, param em japoneses e são eliminados

Por Matheus Gabriel | 27/07/2024 22h19

Foto: Miriam Jeske/COB

O judô é o esporte que mais deu medalhas olímpicas para o nosso país, mas passou em branco no primeiro dia da Olimpíada Paris 2024. A primeira atleta brasileira a subir no tatame foi a paranaense Natasha Ferreira, da categoria -48 kg. Logo na primeira luta, teve como adversária a japonesa Natsumi Tsunoda, tricampeã mundial e principal favorita ao ouro olímpico. Natasha começou defendendo bem os golpes da japonesa, mas a luta não durou muito. Com menos de 1 minuto, Tsunoda conseguiu jogar a brasileira de Wazari e, em sequência, a finalizou no chão com uma chave de braço.

Por ser eliminada antes das quartas de final, Natasha não teve chances de lutar a repescagem e disputar medalha, porém já fez história ao ser a primeira atleta de judô do Paraná a se classificar para os Jogos Olímpicos.

Já Michel foi um pouco melhor na sua estreia em Jogos Olímpicos. O caçula da seleção brasileira, de 19 anos, e atleta da categoria -60 kg, fez a primeira luta contra o costarriquenho Sebastián Sancho. O brasileiro já havia vencido Sancho em outra oportunidade e era favorito na luta. Michel foi dominante durante todo o confronto e, com um wazari, avançou para as oitavas de final. Na fase seguinte, o adversário foi um dos favoritos ao ouro, o japonês Ryuju Nagayama, que é o segundo maior campeão de Grand Slam na história.

Apesar do enorme favoritismo, Nagayama teve muita dificuldade para vencer Michel. Os dois travaram uma luta de muito equilíbrio, que durou quase 8 minutos e só foi definida no Golden Score. O brasileiro sofreu o limite de três punições e foi eliminado.

Assim como a Natasha, também não teve oportunidade de lutar a repescagem, e fica fora da disputa de medalhas. O Brasil volta aos tatames amanhã (28), com Willian Lima e Larissa Pimenta, atleta da categoria meio-leve.