Real Brasília vence o Brasiliense nos pênaltis e se consagra campeão do candangão sub-20 2024


Foto: Ana Freitas/tv news esportes
Real Brasília e Brasiliense se enfrentaram no último dia 24 de julho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, na disputa pelo grande título do candangão sub-20 2024. Em uma partida que começou com bastante perigo para os dois lados.
Primeiro tempo
Os dois times começaram o jogo com bastante intensidade para ambos lados, porém foi o Brasiliense que teve sua primeira chance de abrir o placar com apenas um minuto de partida, após cobrança de falta e duas tentativas dentro da grande área, a bola acabou não entrando e a defesa adversária acabou tirando o perigo. O real reagiu logo em seguida com Arthuzinho, através de uma cobrança de falta defendida por Hudson, porém nenhuma de ambas equipes conseguiram abrir o placar, o que continuou no segundo tempo.


Foto: Cleilson Donato/tv news esportes
Segundo tempo
O camisa 11, Arthurzinho foi quem criou a primeira chance do time do Real Brasília no segundo tempo, com um minuto de partida, a bola que tinha o endereço certo acabou subindo por cima do gol após cobrança de falta. Os primeiros cinco minutos
foi totalmente de muita pressão dos leões do planalto, tanto no meio de campo, tanto no campo de ataque, fazendo o goleiro Hudson trabalhar bastante.
O segundo tempo foi marcado por bastantes faltas para os dois lados. Com 13º, Rogin cobrou uma falta de fora da área, mas a bola acabou caindo nas mãos do goleiro adversário. Já aos 18º, foi a vez do jacaré quase abrir o placar com Maycon em uma chegada para lá de perigosa com Diego Xavier e Pedro Ryan. Em cima do gol, o camisa 22 girou e bateu, mas Matheus Linhares acabou fazendo uma baita defesa, salvando então a chance do time do Real ficar atrás do placar. Com 23º, Arthurzinho bateu falta cruzada dentro da área, porém, com desvio para escanteio.
E foi assim até o final da partida, com muita velocidade e ansiedade para ambos abrirem o placar, o que conseguiram terminar sem nenhum gol e levar a decisão então para a tão temida penalidades máxima.
Foto: Ana Freitas/tv news esportes
Pênaltis
Já nos pênaltis, quem abriu as cobranças foi Diego Xavier para o lado do Brasiliense, o que acabou convertendo em gol. Logo em seguida foi a vez de Adrian abrir o placar para o Real e depois Pablo Schimaltz fazer para o jacaré. Matheus Lima também deixou o dele para os leões do planalto, enquanto PV e Gabriel Planta converteram para ambos times, Arthur e Dharlysson também deixaram os deles e já no duelo entre Maycon e Arthurzinho, o leão do plantão foi quem deu o rugido mais alto com o grito de campeão após Maycon perder a cobrança e o camisa 11 converter, dando então o tão sonhado título do candanguinho 2024 ao Real Brasília, que oficialmente garantiu sua vaga com passaporte carimbado na copinha 2025.


Material cedido
“Primeiramente gratidão a Deus, sem ele nada disso seria possível e acredito que a palavra que resume esse título que conquistamos é união. Vejo que o grupo realmente comprou a ideia do Léo, cada um respeitando a oportunidade do outro e dando o melhor a cada treino e a cada jogo. É muito gratificante ver o nosso esforço diário, mesmo com as condições que o clube se encontra hoje, sendo recompensado com o título, ainda mais sabendo que o favoritismo não era posto sobre a gente. A cobrança de pênalti já era algo que eu vinha treinando a meses atrás e sempre busquei bater da mesma forma, uma batida forte cruzada. Graças a Deus na decisão consegui converter e ajudar minha equipe a conquistar o troféu. Acho que para a sequência do nosso ano de sub-20 é de enorme importância sair campeão do candango, até para dar mais confiança para outros campeonatos seguintes e principalmente na Copa São Paulo, onde pode ser a última chance de muitos atletas se destacarem no cenário nacional”, disse Matheus, lateral do real.
Foto: Ana Freitas/tv news esportes
“Para mim é muito gratificante, ainda mais que chego no meu último ano de sub-20, e se sagrar campeão, da forma que foi, é muito especial não só para mim, mas também como para todos da equipe, Colocar o real no topo novamente é um sentimento incrível, voltar para lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Esse título foi muito especial e importante para todos do elenco, ouvimos coisas no nosso dia a dia que nos inspiraram a cada dia de trabalho e isso nos uniu ainda mais. Só temos que agradecer a Deus por todas as oportunidades que ele nos deu durante a competição e também toda a comissão e diretoria que depositaram a gente toda a confiança, isso foi muito importante para todos nós”, destacou Paulo Victor, meio campista do Real.


Material cedido
Além disso, Paulo também foi um dos artilheiros da competição. Pelo candangão, o meia destacou a importância desses gols terem ajudado a equipe.
“É um sentimento muito bom, já que fiz gols importantes que ajudaram a equipe. E claro, não é só mérito meu e sim de todos, ser campeão sendo um dos artilheiros do time é muito bom, mostra que o trabalho de toda a comissão foi bem feito, com todos nós”, finaliza.