Zoológico de Brasília reabrirá nesta segunda-feira após casos de gripe aviária

Por Alessandra Pereira | 02/07/2025 20H41

Reprodução

Fechado desde o final de maio por conta de casos confirmados de gripe aviária, o Zoológico de Brasília será reaberto ao público na próxima segunda-feira (7/7).

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2/7), após a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) autorizar a reabertura com base em critérios técnicos e nas diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A decisão levou em consideração a estabilidade do cenário epidemiológico e a ausência de novos registros da doença no Distrito Federal. O irerê e o emu aves que testaram positivo para o vírus H5N1 tiveram suas amostras analisadas, e os resultados indicaram semelhança com linhagens de gripe aviária já identificadas na América do Norte. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), isso sugere a introdução do vírus por rotas migratórias.

A reabertura será acompanhada de rígidos protocolos de biossegurança. A equipe do zoológico adotará medidas reforçadas para proteger os animais e o ambiente. Técnicos da Seagri-DF seguirão com ações de vigilância e monitoramento nas áreas próximas ao Zoo, especialmente por conta da presença de aves migratórias no território.

O local foi interditado em 28 de maio, após a morte de um irerê e um pombo dentro do espaço. Nenhuma das aves fazia parte do plantel do zoológico, mas amostras foram coletadas e, dias depois, foi confirmada a infecção do irerê pelo vírus H5N1. A interdição, inicialmente prevista até 13 de junho, foi prorrogada após um emu este sim pertencente ao plantel apresentar sintomas compatíveis com a doença. O animal foi sacrificado e, em 16 de junho, exames laboratoriais confirmaram a presença do vírus.

Com a reabertura, o Zoológico de Brasília volta a receber visitantes, mas sob novos cuidados, mantendo a vigilância frente à gripe aviária e priorizando a saúde de todos os animais.